O projeto
 
entra no Estúdio R

MÚSICA

A riqueza musical da Restinga se traduz nos mais diversos gêneros como o samba, o rap, o reggae, o nativismo, o pagode e o rock. As Escolas de Samba também aparecem como uma tradição no Carnaval da Cidade: Estado Maior da Restinga e União da Tinga. Toda essa produção musical encontra espaço em shows, festas e eventos da comunidade e no Festival de Música de Porto Alegre.

Escolas de Samba | Festival de Música | Nativismo |Pagode | Rap | Reggae | Rock | Samba


ESCOLAS DE SAMBA

ESTADO MAIOR DA RESTINGA
Fundada em 20 de março de 1977, a Escola de Samba Estado Maior da Restinga pertence ao Grupo Especial e conta com aproximadamente 1.770 integrantes. a Escola ganhou seu último Carnaval em 1999. Vencedora do carnaval de 1999, a escola desenvolve ainda outras atividades, como as oficinas de dança, artesanato em arame, chapelaria, e corte e costura. Entre os projetos sociais, destacam-se a estruturação de uma cozinha industrial para cursos de arte culinária e a adesão ao projeto Esporte Clube Cidadão.
Presidente: Ubirajara Franco de Oliveira - Bira (99436898. Endereço: Rua João Antônio da Silveira, 2355.


UNIÃO DA TINGA
A Escola de Samba União da Tinga faz parte do Grupo 1-A e foi fundada em 13 de maio de 1989, numa fusão de duas alas da Estado Maior da Restinga: A Ala Brasil e a Ala Vai Vai. São 1.500 integrantes e a sua sede fica na rua Álvaro Difini, 380 - Restinga Nova. Neste ano a Escola defende o tema Entre a paz e a rebeldia, a União da Tinga anuncia os mensageiros celestiais.
Presidente: Itacolomi Cândido dos Santos (32501567)
Diretor de carnaval: Marcos Vinícius Pires (32455452)

FESTIVAL DE MÚSICA DE PORTO ALEGRE

Festival promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura. Foi criado em 1998 com o objetivo de valorizar a produção musical da cidade, incentivando a participação e criação de artistas residentes nas regiões do Orçamento Participativo e a descoberta de novos talentos. Podem se inscrever músicas inéditas com letras em português.

No 4º Festival, realizado em 2001, a vencedora da Etapa Restinga foi a música Vou Vencer, ficando em 2º lugar na classificação geral. A música é de autoria de Marco Mass e foi defendida pela banda ZeroCincoUm.

Informações: 33115156



 

Vou Vencer

Letra e música: Marco Aurélio da Silva

Quero viver a vida toda agora,
Sei que você também quer.
Não vou perder o meu tempo a toa,
Encaro o que vier

Quero viver a vida toda agora,
Sem empinar o nariz
Olhar para os lados e seguir em frente,
Sem medo de ser feliz

E o tempo voa e eu tenho certeza,
Que nunca vou desanimar.
Mas a vida sempre reserva surpresas,
Que a gente não pode esperar,
Vou sempre em frente seguindo meu caminho,

Vou vencer, sei que vou,
Vou vencer, sei que vou.

 

NATIVISMO

Dois CTGs mantém viva a chama do tradicionalismo na Restinga, o Estância do Potrilho e o Porteira da Restinga.
Outra referência do gênero é o grupo União Gaudéria, composto por jovens que iniciaram recentemente a sua carreira musical.

Neste contexto aparece ainda a figura de Xerxes Machado, um dos expoentes do gênero, na Restinga. O motorista de ônibus iniciou sua carreira aos 5 anos e conta no currículo com o segundo lugar no 1 º Festival de Música de Porto Alegre. Em 1999 gravou seu cd independente Br 500 anos de glória. Para difundir o nativismo, tem um programa na Rádio Comunitária Restinga 88.1, aos domingos, das 20-22h. Contatos 99543365/32501927


PAGODE


O pagode, gênero que consagrou nomes como do Negritude Jr. e Belo, tem seus representantes também na Restinga. Porto Samba, Turma do Samba e Luz do Desejo são alguns dos grupos que realizam espetáculos e começam a conquistar o público da região.


RAP

Com onze anos de estrada, o movimento Rap na Restinga teve início com nomes como Mario Pezão, Black Time, Big Boys, Big Charm e Legião Rap entre outras, que deram impulso para afirmação deste gênero. Deste movimento surgiu a União de Rap da Tinga (URT) que tem encontros semanais às quartas-feiras à noite no CECORES e que difunde e promove a música. A Big Boys já tem cd gravado e atualmente o número de banda já chega a onze, entre elas: Anjos da Metamorfose, Negros Pretos, Raça Feminina, Em Marrocos, Black Street Love, e 7109.

Contato: Ilson (99087194) ou no CECORES


REGGAE

O reggae de Bob Marley, Stttil Pulse e Gilberto Gil são a base para a música da banda Rastamen. Criada há três anos, conta com dez integrantes, incluindo metais. Com um repertório de composições próprias, a Rastamen tem se apresentado dentro da programação de evento da Restinga e tem entre as suas canções Beleza de uma raça, Sou rasta e Verdades.
Contatos: João Vitor (98338339)/ Fábio (32508237)/ Lee (32571107)

 

 

 


SAMBA

Samba de mesa, samba de raiz, fundo de quintal, samba de roda. Diversos nomes para uma mesma paixão, o samba que fez nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho e, mais recentemente, Arlindo Cruz e Sombrinha. Na Restinga um dos representantes deste samba é a Banda Porto, que surgiu dentro do projeto Mova/Smed, no Cais do Porto. Formada há dois anos, seus integrantes tem de 42 a 75 anos, como é o caso do Seu Rubem, o general da banda.
Contatos: Luiz Carlos (32574187/91082116)

Música | Teatro e Dança |Rádio Comunitária |Semana da Restinga |Descentralização

 

e-mail imprimir
esta página
indicar a
um amigo
adicionar aos favoritos