A REDE METROPOLITANA DA GRANDE PORTO ALEGRE

Pesquisa de novas e promissoras tecnologias de alta velocidade de transmissão de dados, interligando entidades de pesquisa e capacidade técnica na região metropolitana da capital gaúcha.

A rede MetroPOA é um anel óptico que circunda a região denominada Grande Porto Alegre, que contempla a capital do Rio Grande do Sul e cidades no seu arredor, permitindo uma transmissão de dados de 155 Mbits por segundo, possibilitando testar e implementar aplicativos baseados nesta nova tecnologia.

Com o intuito de promover um conhecimento sobre esta nova tecnologia, o projeto MetroPOA é composto por coordenadores e pesquisadores, estes últimos ajudam os coordenadores nas pesquisas de interesse do projeto.

Os parceiros do Projeto:

  1. Unisinos

  2. PUCRS

  3. UFRGS

  4. Procempa

  5. Procergs

  6. CRT

     

    O consórcio formado por estas instituições irá implantar em caráter experimental, pelo período de um ano a primeira rede metropolitana de alta velocidade (155 Mbps) em Porto Alegre. Esta rede, interligada por fibras ópticas, cedidas pela CRT, e utilizando o protocolo ATM, servirá de base para projetos que necessitam de alta velocidade visando a implantação da INTERNET 2 no Brasil.